quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os sinos dobram, e o que você fez?


Um amigo em viagem a Nova York pediu meu endereço dizendo que enviaria um postal e traria uma lembrança da Big Apple. Lembrei-me então de minha recem iniciada coleção de sinos.  O fascínio por eles provavelmente nasceu dos filmes assistidos na infância, onde o badalar dos sinos sempre indicavam um momento de grande acontecimento na trama.Respondi-lhe então: "traga-me um sino, pode ser pequenininho, pois sou encantada por eles!"

E como disse Jonh Donne "No man is an islandentire of itselfevery man is a piece of the continent, a part of the mainif a clod be washedaway by the seaEurope is the less...any man's death diminishes me, because I am involved in mankind...Perchance he for whom this bell tollsmay be so ill, as that he knows not it tolls for himand perchance I maythink myself so much better than I am, as that they who are about me...may have caused it to toll for me...andtherefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee.

“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”.

Referindo-se ao hábito antigo de tocar os sinos anunciando o falecimento de alguém, ou seja, a cada ser humano que parte, um pouco de cada um se perde também porque estamos todos interligados, é a tristeza de quem fica.




Podemos dizer também que quanto mais meu semelhante evolui, eu também cresço e desenvolvo. Daí a necessidade de todos se ajudarem, favorecendo a melhora do outro. 

Certamente o tocar dos sinos que indicam as horas do dia, leva várias pessoas a consultarem o relógio, lembrando-as que o tempo está passando e sempre algo precisa ser feito. E o que você fez antes que a sua hora chegue?




Por Quem Os Sinos Dobram


Raul Seixas


Composição: Raul Seixas


Nunca se vence uma guerra lutando sozinho

Cê sabe que a gente precisa entrar em contato

Com toda essa força contida e que vive guardada

O eco de suas palavras não repercutem em nada


É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro

Evita o aperto de mão de um possível aliado, é...

Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo

Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo


Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz

Coragem, coragem, eu sei que você pode mais


É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro

Evita o aperto de mão de um possível aliado

Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo

Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo


Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz

Coragem, coragem, eu sei que você pode mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário